20 de maio de 2009

Síntese da aula inaugural

Gestar II - 04/05/09
O primeiro encontro do Programa de Formação Continuada para Professores de Português e de Matemática - Gestar II - em Mangaratiba aconteceu no dia 4 de maio, às 17 horas, no auditório do CIEP Brizolão 294 - Cândido Jorge Capixaba - Municipalizado, e contou com a presença de 16 professores de Português e 8 de Matemática.
Também estiveram presentes o Diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, professor Arnaldo de Melo, a Coordenadora
do Gestar II, professora Maria Bethânia, a implementadora de ensino fundamental, professora Carina Mendes e os formadores Maria José e Anderson, respectivamente de Português e Matemática.
O encontro teve início pelas boas vindas aos cursistas, seguidas pelas apresentações individuais dos atores do programa e, em seguida, foi feita a exibição de uma mensagem em slides intitulada "Atritos".
Após a mensagem, o Diretor Arnaldo, fez suas considerações iniciais, explanando aos ouvintes sobre a importância da formação continuada para a construção de um ensino de excelência em nosso município, ressaltando a relevância deste Programa para a atualização profissional dos regentes de Português e Matemática, lembrando que tais conhecimentos serão de grande valor, principalmente para aqueles que tem em suas mãos a responsabilidade de preparar seus alunos para a Prova Brasil, a ser realizada em outubro.
Concluída sua fala, a Coordenadora Bethânia apresentou em slides o resumo do guia geral do Gestar II, explicando sobre sua operacionalização, suas metas, seus objetivos e demais informações pertinentes às duas disciplinas do curso.
Após as colocações de Bethânia, os professores foram convidados a assistir o vídeo "O saber e o sabor", o qual foi exibido sob os olhares atentos dos professores.
Concluído o vídeo, foi servido um lanche aos participantes. Nesse momento houve um maior entrosamento entre os cursistas, possibilitando a interação e a aproximação dos presentes num momento de descontração.
O segundo momento do encontro foi destinado a uma fala mais específica de cada um dos formadores a seus cursistas, sobre cada uma das disciplinas do curso. Assim, os professores foram divididos em duas salas, nas quais os formadores incumbiram-se de passar as especificidades do programa, entregar o material aos professores, entregar o cronograma dos encontros, solicitar o preenchimento da ficha de inscrição, entre outras informações.
O encontro encerrou-se às 21 horas com o pedido de que fosse feita a leitura da TP3 em linhas gerais e a informação de que no próximo encontro trataríamos sobre "Gêneros e tipos textuais", temas do fascículo que deverá ser levado para o próximo encontro.

Nenhum comentário: