13 de julho de 2009

Assim foi o nosso 8º encontro

No dia 25 de junho de 2009, as duas turmas do Gestar II reuniram-se para juntas realizarmos um encontro especial em que trataríamos de dois importantes assuntos. Primeiramente faríamos a conclusão da oficina 7, que por falta de tempo disponível não foi concluída no encontro anterior e, em seguida, os professores receberiam as informações referentes à elaboração do projeto que deverão apresentar ao final do curso, como critério avaliativo do Gestar II.

E assim aconteceu. Iniciamos como de costume pela leitura deleite de um conto infanto-juvenil cujo título é “Homem não chora”, de Flávio de Souza, mais uma vez trazido e lido pela nossa “leitora oficial” Cláudia de Oliveira Gonçalves, a qual mais uma vez encantou-nos com sua leitura sempre envolvente e cativante.

Concluída a leitura, passamos à formação dos grupos para a realização da atividade prática da oficina, a partir do poema “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade. Esta atividade, assim como consta no roteiro da pauta, foi introduzida pela apresentação de slides com imagens de Itabira e também com o poema escrito para que alguns cursistas o lessem, dando a ele diferentes entonações.

Feito isso, os professores foram divididos conforme o ano de escolaridade em que atuam e a cada um deles foi dada a tarefa de planejar atividades de interpretação para o poema, usando diferentes estratégias para ser bastante explorado e compreendido pelos alunos.
Ao terminarem suas propostas, cada grupo leu seus registros para o grande grupo, permitindo que fossem feitas intervenções para que as atividades pudessem produzir melhores resultados nas salas de aula.


Após fazermos uma pequena pausa para o lanche, passamos para o segundo momento do encontro, dedicado às orientações sobre o projeto, para o que foram apresentados slides sobre as etapas a serem contempladas no projeto de conclusão do curso, assim como também foi feita a exposição dialogada a respeito do que é imprescindível na sua elaboração. E, para facilitar a compreensão do projeto, foi entregue uma pequena apostila impressa sobre como elabora-lo.

Para finalizar, realizamos a avaliação do encontro, feita oralmente por dois dos cursistas, onde ficou evidente que eles mais uma vez saíram satisfeitos com os estudos realizados neste dia e com as aprendizagens adquiridas a partir do estudo coletivo e da socialização dos saberes.
Como atividade de casa foi solicitada a leitura das unidades 15 e 16 do TP4, fazendo, conforme orientações anteriores, os registros e ou destaques das partes que chamam mais a atenção ou que necessitam elucidações, e ainda, que realizem uma das atividades do “avançando na prática” contida nas duas últimas unidades do TP4, com registro para ser entregue no próximo encontro.