Nos dias 15 e 18 de junho reunimo-nos para realizar a oficina 7 do nosso curso, a partir do estudo das unidades 13 e 14 do TP4.
A intenção desse encontro era que ele seguisse exatamente o determinado nas orientações do TP, porém as discussões acerca dos conteúdos apresentados nas duas unidades, os relatos dos professores e a necessidade de acolher as dúvidas e as exemplificações surgidas extrapolaram o tempo estabelecido e, por isso, parte da oficina teve de ficar para um próximo encontro. Isso porque consideramos que não é interessante prejudicarmos o andamento dos trabalhos, realizando às pressas algumas das nossas atividades, mesmo que com isso acabemos por comprometer o cronograma pre-estabelecido para o curso.
A intenção desse encontro era que ele seguisse exatamente o determinado nas orientações do TP, porém as discussões acerca dos conteúdos apresentados nas duas unidades, os relatos dos professores e a necessidade de acolher as dúvidas e as exemplificações surgidas extrapolaram o tempo estabelecido e, por isso, parte da oficina teve de ficar para um próximo encontro. Isso porque consideramos que não é interessante prejudicarmos o andamento dos trabalhos, realizando às pressas algumas das nossas atividades, mesmo que com isso acabemos por comprometer o cronograma pre-estabelecido para o curso.
Assim sendo, este encontro teve início pela leitura do conto infanto-juvenil "Os olhos verdes do dragão", cuja temática permite um trablho reflexivo e também intercontextual e interdisciplinar muito rico, sem contar que é uma leitura agradável e muito boa de ser lida e ouvida.
Em seguida, passamos aos relatos de experiência docente, pedindo que só não fossem relatados aqueles relacionados ao poema Cidadezinha Qualquer, pois estes seriam posteriormente utilizados na atividade prática da oficina.
Assim combinado, duas cursistas apresentaram seus relatos e demos prosseguimento realizando o estudo das duas unidades, usando como ponto de partida o texto do "ampliando nossas referências" que trata sobre o letramento.
E como esse texto já havia sido trabalhado em nosso enontro introdutório, o grupo que o havia analisado, encarregou-se de fazer os comentários para o grande grupo, cuidando para que todos tivessem a oportunidade de expor suas ideias a respeito do tema e, ainda, citar exemplos ou pedir esclarecimentos sobre pontos duvidosos.
Em seguida, passamos à leitura comentada das partes destacadas no TP, cujo conteúdo fora selecionado pelos cursistas por apresentar assuntos interessantes ou suscitarem dúvidas.
Em seguida, passamos à leitura comentada das partes destacadas no TP, cujo conteúdo fora selecionado pelos cursistas por apresentar assuntos interessantes ou suscitarem dúvidas.
E foi exatamente nesse ponto em que paramos, porque o debate e a apresentação de comentários e exemplos foram tão ricos que, quando vimos, o tempo restante seria muito curto para a conclusão da oficina.
Assim, chamei a atenção dos professores para a atividade de casa e acordamos de continuar esta oficina em nosso próximo encontro, antes da apresentação das orientações sobre o projeto que deverá ser desenvolvido pelos cursistas como tarefa final do Gestar II.