5 de julho de 2009

6º Encontro: Exibição do filme "Narradores de Javé"

No dia 8 de junho, as turmas A e B reuniram-se para assistirmos ao filme Narradores de Javé.
Como eu já havia feito uma grande propaganda a respeito do filme não foi difícil motivar os professores a comparecerem para juntos desfrutarmos de toda riqueza cultural presente nesta belíssima obra do cinema nacional.
Deliciando-nos com pipoca, coca-cola e todo o encantamento proporcionado por essa narrativa, que trata de maneira leve, inteligente e divertida de um acontecimento que marcou a história de uma cidade e de seus humildes habitantes, divertimo-nos ao mesmo tempo em tivemos a oportunidade de refletir sobre a importância da escrita na vida das pessoas.
Muitas foram as observações feitas pelas professoras, entre as quais citamos a força das tradições orais, da memória como elemento recorrente e dinâmico na constituição da história daquela sociedade, em que até mesmo as demarcações de propriedades eram feitas de forma oral.
Foram ressaltados, ainda, pontos de igual importânciacomo a estreita relação entre oralidade e escrita, sendo que a primeira era, sem dúvida, a mais importante para aquela comunidade de pessoas iletradas, mas cuja riqueza de conhecimentos era obtida, sobretudo, por suas vivências e suas memórias. Entretanto, é fato que no momento em que surge o grande problema que a cidade teria de enfrentar, é exatamente a escrita que fará toda a diferença na vida daquele povo.
Outro ponto que também chamou bastante a atenção de todos foi a enorme riqueza de variações lingüísticas e dialetais presentes na fala dos moradores de Javé. Os neologismos e as engraçadíssimas expressões criadas por Antônio Biá são, sem dúvida, diferenciais que contribuem para tornar o filme ainda mais envolvente.
Enfim, o encontro foi mais uma das nossas experiências exitosas no Gestar II, porque houve muita participação de todos, os professores gostaram muito do filme e as reflexões que fizemos pós filme foram muito produtivas e enriquecedoras.

2 comentários:

Carina Mendes disse...

Ficaram muito boas as postagens... parabéns querida!!! bjus...

Profa. Viviane Ramalho disse...

PARABÉNS PELO SEU EMPENHO EM REALIZAR ESTE EXCELENTE TRABALHO NO GESTAR II! QUE SUCESSO!
BEIJOS!
VIVIANE