4 de agosto de 2009

Síntese da oficina 8

Esse encontro foi realizado no dia 29 de junho para a turma A e no dia 2 de julho para a turma B. Como de costume, o encontro teve início com a leitura de um texto. Na segunda-feira, o texto lido foi do gênero publicitário, cujo foco era uma imagem composta por uma expressão numérica num dos lados e parte do MAC (museu de arte contemporânea de Niterói) no outro lado, formado por duas imagens do museu completa. Na turma B, foi lido o texto trazido pela cursista Adriana Kelly que falava sobre festa junina. O primeiro texto possibilitou-nos, entre outras, uma reflexão sobre a importância de levar esses gêneros textuais para a sala, a fim de desenvolver a capacidade de interpretação de nossos alunos pelas mais diferentes as formas de expressão.
Em seguida, passamos para a atividade 1 da oficina com os comentários referentes ao conteúdo apresentado nas unidades 15 e 16, para o qual utilizamos como ponto de partida o texto de referência “Por que meu aluno não lê”, e também as observações feitas pelos cursistas nos textos básicos contidos nas unidades estudadas.

Concluídos os comentários, passamos aos relatos de experiência docente dos cursistas, onde foram escolhidos dois professores para exporem ao grande grupo como se deu a realização de sua atividade “avançando na prática” com os alunos.

Como o momento inicial suscitou muitos comentários e discussões acerca dos conteúdos abordados, houve a necessidade de que o tempo destinado a esta etapa fosse ampliado, pois não seria conveniente impedir que os professores expusessem seus comentários, que dessem suas contribuições e exemplos e, principalmente, que saíssem do encontro com dúvidas sobre algum dos temas em questão.
Por essa razão, a atividade prática desta oficina, que seria realizada em pequenos grupos, ficou para ser realizada no próximo encontro, quando além desta tarefa faremos também o estudo introdutório do TP5.

Nesse sentido, foi pedido que todos leiam os dois textos do “Ampliando nossas referências”, a fim de que as discussões possam ser ainda mais produtivas e possam contar com a máxima participação dos cursistas.

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