5 de agosto de 2009

11º Encontro - Exibição do filme "Escritores da Liberdade"

No dia 13 de julho as duas turmas reuniram-se para juntos assistirmos ao filme “Escritores da liberdade”, realizar uma avaliação dos nossos trabalhos e fazer uma pequena confraternização já que entraríamos em recesso e só nos veríamos em agosto.
Todos gostaram muito do filme que nos mostra uma história muito comovente de como uma professora conseguiu transformar toda uma turma de alunos marginalizados e discriminados socialmente em pessoas respeitadas e dignas, que adquiriram autoestima e passaram a acreditar na possibilidade de mudar suas vidas através da educação.
O filme nos apresenta o quanto importante pode ser a função de um professor na vida de seus alunos e o quanto pode ser gratificante acreditar que ele é muitas vezes o único a poder promover mudanças na perspectiva de vida de muitas crianças, adolescentes, jovens ou adultos.
Ao terminarmos de assistir ao filme fizemos alguns comentários e neles ficou evidente que nem sempre temos a coragem para romper velhos paradigmas que quase sempre nos impedem de ousar em nossas aulas e de acreditar na força que tem a educação na vida das pessoas. Por isso, é sempre muito bom termos acesso a histórias como a desse filme para que ganhemos ânimo para não esmorecermos diante das muitas dificuldades que diariamente enfrentamos na execução de nossa profissão.
Enquanto assistíamos ao filme fazíamos também a nossa confraternização saboreando os deliciosos quitutes que cada uma trouxe. Foi uma "aula" muito divertida e prazerosa.

E para fechar o encontro com chave de ouro, no momento em que eu ia propor que fosse feita a avaliação dessa primeira etapa do Gestar II, Cláudia Oliveira surpreendeu-nos com uma brilhante produção literária de sua autoria em forma de versos, que traduzia a nossa trajetória nesses primeiros meses do nosso curso e que também falava sobre o significado do programa para nossa realidade educacional. Fui simplesmente maravilhosa a obra de Cláudia, a qual farei questão de levar ao encontro de formadores em Arraial do Cabo para compartilhá-la com as demais formadoras do Gestar II de Língua Portuguesa e, somente depois dessa apresentação, irei publicá-la neste ambiente virtual.
Esse trabalho tem sido árduo, mas quando nos deparamos com resultados maravilhosos como esses, somos tomados por uma alegria tão grande que toda dificuldade enfrentada parece ínfima diante deles.

Tem sido gratificante demais para mim trabalhar com esse grupo!!!