4 de agosto de 2009

Trabalho em grupo – oficina 8 – TP4

Componentes deste grupo:

· Márcio Ovídio

· Cláudia Simone
· Inaura

A partir da apresentação de um anúncio publicitário de uma fundação norte-americana que trabalha com crianças de advindas de bairros de periferia, os professores deveriam criar sugestões de atividades para trabalhar com seus alunos a partir do gênero propaganda. Em seguida a segunda tarefa seria a produção de uma carta a partir do tema profissão.

E estas foram as atividades propostas por esse grupo de cursistas:

I . Para trabalhar com o gênero propaganda:

1. Iniciar a aula levando para os alunos alguns modelos de propaganda;

2. Pedir aos alunos que observem os textos e as imagens apresentados;

3. Pedir aos alunos que comentem o que entenderam das propagandas;

4. Dividir a turma em pequenos grupos e pedir que interpretem o anúncio da fundação estadunidense com as imagens das crianças;

5. Dar a cada grupo uma cartolina para que nela criem uma propaganda para esta fundação. (isto depois de terem sido orientados sobre o tipo de linguagem que deverão usar, ou seja, deverão convencer ou persuadir o leitor);

6. Concluídos os cartazes, pedir para apresentarem seus trabalhos a toda classe.

II. Para trabalhar com o gênero carta:

1. O tema dessa aula será “a profissão dos seus sonhos”, por essa razão a aula será iniciada pela solicitação aos alunos para anotarem o nome da profissão que desejam exercer quando se tornarem adultos;

2. Orientar os alunos para escreverem uma carta a um profissional do município, cuja profissão seja considerada pelo aluno (ou grupo de alunos) como interessante, a fim de saber mais detalhes desta profissão;

3. Orientar os alunos para que façam perguntas que os levem a conhecer mais profundamente essa profissão, tais como:

a) O que precisa ser feito para se tornar um profissional desta área;

b) O que faz durante seu dia de trabalho;

c) Como se preparar para exercer esta profissão;

d) Qual é o piso salarial dos profissionais desta área;

e) O que levou este profissional a optar por esta carreira;

f) Pedir um conselho ou orientação que os ajude a seguir esta profissão.

4. Enviar a carta pelo correio para este profissional;

5. Convidar esta pessoa (ou um destes profissionais) para virem na escola fazer uma palestra para os alunos respondendo pessoalmente às perguntas feitas na carta a respeito dessa profissão.