O encontro para continuação da oficina 8 foi realizado nos dias 6 e 9 de julho e também foi aberto pela leitura de textos trazidos pelas próprias cursistas. Na turma A Cláudia mais uma vez destacou-se trazendo um livro de Pedro Bandeira, chamado Malasaventuras, do qual foi lido o conto “O pássaro lapão”. Uma história cheia de humor que, além de divertir e envolver a todos nós, encantou também os alunos, segundo nos contou Cláudia muito entusiasmada por perceber o novo envolvimento pela leitura que está surgindo em suas turmas. Na turma B a leitura foi feita por Sandra que leu alguns fragmentos do livro “Como um romance”, de Daniel Pennac, onde destacamos os dez direitos imprescritíveis a todo leitor.
Concluída a leitura passamos efetivamente ao primeiro momento do nosso encontro cujo objetivo era o término da oficina 8, com a realização da atividade em grupos, seguindo as orientações contidas na página 221 do TP4, onde os grupos elaboraram questões a partir de um texto publicitário (anúncio).
E para concluir, os grupos socializaram suas atividades num momento de colaboração mútua, pois uns complementavam o trabalho dos outros dando ideias e acolhendo sugestões.
No momento seguinte, passamos à segunda etapa do encontro fazendo a leitura da introdução do TP5, seguida por uma leitura panorâmica (em linhas gerais) sobre os principais assuntos abordados nas unidades que compõem o TP.
Como os cursistas já haviam lido as unidades, cada um pôde dar sua contribuição sinalizando alguns textos que julgavam interessantes para serem socializados e também realizamos algumas atividades consideradas excelentes para levar à sala de aula. Ainda nessa etapa, fizemos a leitura dos textos do “ampliando nossas referências” destacando os pontos altos de cada texto.
O encontro foi encerrado pela avaliação oral do encontro e pelo convite a todos para comparecerem na próxima semana, dia 13 de julho, para assistirmos (as duas turmas juntas) ao filme “Escritores da Liberdade” e realizarmos uma pequena confraternização de encerramento dos trabalhos da primeira etapa do Gestar II, antes do recesso.
E para concluir, os grupos socializaram suas atividades num momento de colaboração mútua, pois uns complementavam o trabalho dos outros dando ideias e acolhendo sugestões.
No momento seguinte, passamos à segunda etapa do encontro fazendo a leitura da introdução do TP5, seguida por uma leitura panorâmica (em linhas gerais) sobre os principais assuntos abordados nas unidades que compõem o TP.
Como os cursistas já haviam lido as unidades, cada um pôde dar sua contribuição sinalizando alguns textos que julgavam interessantes para serem socializados e também realizamos algumas atividades consideradas excelentes para levar à sala de aula. Ainda nessa etapa, fizemos a leitura dos textos do “ampliando nossas referências” destacando os pontos altos de cada texto.
O encontro foi encerrado pela avaliação oral do encontro e pelo convite a todos para comparecerem na próxima semana, dia 13 de julho, para assistirmos (as duas turmas juntas) ao filme “Escritores da Liberdade” e realizarmos uma pequena confraternização de encerramento dos trabalhos da primeira etapa do Gestar II, antes do recesso.