Uma educadora muito comprometida com o que faz; que procura dedicar-se ao máximo a tudo aquilo que se propõe realizar e que, acima de tudo, acredita na possibilidade de promover a mudança através da educação.
Meu nome é Maria José da Silva, tenho 38 anos. Sou formada em Letras-Português/Inglês, mas sempre gostei mesmo é de Língua Portuguesa. Sobre minha formação, posso afirmar que a visão educacional que tenho hoje é fruto da experiência adquirida nos meus 19 anos de magistério, nos quais já desempenhei diversas funções, entre as quais cito as seguintes: regência de classe dos anos iniciais, do anos finais, do Ensino Médio e do Curso Normal; direção escolar; orientação pedagógica escolar; coordenação de ensino municipal; tutoria de programas de formação continuada, entre outras. Sou professora da rede estadual e municipal, porém, no município tenho apenas 9 anos de experiência. Ainda assim, foi neste que desempenhei as funções que mais auxiliaram em meu aprimoramento profissional, afinal, neste curto período já atuei como coordenadora do 1º segmento do ensino fundamental (de 2001 a 2004 e de 2006a 2008) e este ano passei e atuar como coordenadora dos anos finais e do ensino médio. Foi no exercício destas funções que tive meus primeiros contatos com a formação continuada de professores, onde minha primeira experiência foi como coordenadora de alfabetização no Programa PCN em Ação, do Ministério da Educação (em 2002), trabalhando na formação de professores com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A experiência seguinte foi a tutoria do programa de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental – Pró-Letramento, cuja autoria é também do MEC, em parceria com as Universidades de Pernambuco – UFPE, a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e as Secretarias de Educação,desenvolvido de 2006 a 2008. Atualmente estou tendo a gratificante experiência de atuar como formadora do Gestar II, cuja sistematização assemelha-se ao Pró-Letramento, porém o Programa, que também é oferecido pelo MEC, tem desta vez a coordenação da Universidade de Brasília – UnB, em parceria com as Secretarias de Educação. É claro que a experiência adquirida em sala de aula foi também de suma importância para meu desenvolvimento como educadora, porém, o fato é que minhas experiências como “pedagoga sem diploma” são constituintes fundamentais para a formação da profissional em que hoje me tornei.