25 de setembro de 2009

Oficina 10 do TP5 – Unidades 19 e 20

Este encontro foi realizado nos dias 31 de agosto e 10 de setembro, respectivamente para as turmas A e B.

É importante explicar o motivo pelo qual houve desta vez um espaçamento maior entre as duas turmas. É que na primeira semana de setembro Mangaratiba comemora a semana da Pátria com a realização de desfiles cívicos em todos os distritos. E nesses desfiles, professores, alunos e toda equipe escolar e da Secretaria de Educação estão presentes.

Por essa razão, o encontro da turma B, que deveria ser realizado no dia 3 de setembro, passou para o dia 10.Como de costume nosso encontro teve início pela leitura de um texto na turma A do conto “A menina da varanda”, de Léo Cunha, trazido e lido pela professora Cláudia Oliveira, e na turma B, o texto foi o conto “Sozinha”, retirado de uma edição especial da revista Nova Escola, trazido e lido pela professora Sandra Valoura.

Em seguida, foram apresentados pelos professores os trechos das unidades cujo conteúdo trazia alguma informação que merecesse maiores comentários e também aquelas que suscitaram dúvidas durante a leitura individual.

Aproveitamos muito este momento para trocarmos informações acerca do que estudamos e, o mais interessante é que, devido ao tamanho reduzido do grupo, todos ficam bastante à vontade para manifestar suas dúvidas e expor seus pontos de vista.

Concluída esta etapa passamos à apresentação dos relatos de experiência docentes com a leitura dos registros feitos a partir da atividade desenvolvida em sala de aula. É importante ressaltar que neste momento ninguém fica preso ao escrito e apresenta para o grupo, de maneira muito entusiasmada, os bons resultados obtidos com a realização das atividades.

Cada vez mais tenho observado que os professores estão acreditando na proposta do Gestar e demonstrando isso não apenas em seu discurso, mas, principalmente, pelo modo como vem utilizando as atividades e se esforçando para fazer suas aulas o mais próximas possível de um ensino de língua que prioriza o ensino da leitura e da escrita na perspectiva dos gêneros discursivos.

E até mesmo aqueles que antes pareciam não acreditar muito no programa, hoje já falam com satisfação dos resultados que vem obtendo em suas turmas a partir das atividades do Gestar II.

A partir desse ponto, passamos à parte da oficina em que os professores em pequenos grupos realizam a atividade proposta. Assim, cada grupo cumpriu a tarefa e, em seguida, fez a socialização para o grupão.

Terminamos este encontro após fazermos a avaliação oral da oficina e de os cursistas receberam suas tarefas de casa, as quais consistiam em ler o TP6, principalmente atentando para os dois textos de referência e fazendo os registros para serem discutidos no próximo encontro.