Este TP assim como os anteriores também teve seu estudo dividido em três encontros de 4 horas de duração cada um.
O primeiro encontro, que foi o introdutório, realizou-se ainda no mês de julho, antes do recesso.
Este, portanto, é o segundo encontro referente ao TP5 e refere-se à primeira oficina, ou seja, a apresentação da prática dos estudos teóricos realizados.
Nesta ocasião, mais precisamente dias 3 e 6 de agosto, respectivamente para as turmas A e B, fizemos o primeiro encontro pós recesso e muitas foram as novidades trazidas tanto referentes às dúvidas surgidas nos estudos individuais como também as “trocas de figurinhas” referentes ao período de recesso.
Assim, conforme de costume, depois do bate papo inicial fizemos a leitura deleite de um texto trazido e lido por uma cursista e, em seguida, fizemos uma análise global do conteúdo abordado nas duas primeiras unidades do TP, utilizando como referência o texto “O vocabulário português”. Nesse momento os professores puderam expor suas opiniões a respeito do tema e também apresentar para o grupo o resultado de suas leituras, lendo as partes que mais chamaram sua atenção. Na ocasião aproveitamos também para realizar coletivamente algumas atividades mais interessantes contidas nas duas unidades.
Concluída a tarefa, passaríamos então à apresentação dos relatos de experiência a partir das sessões coletivas “avançando na prática”, porém, como a maioria dos professores estava retornando das férias, ainda não havia como ter realizado as atividades com os alunos, até mesmo porque, com o surto de influenza A, a frequência dos alunos nas escolas estava baixíssima.
Por essa razão, não foi feita esta parte da oficina, a qual seria realizada no próximo encontro. Deste ponto, passamos então à parte III (páginas 254 e 255) da oficina a qual foi feita no grande grupo de maneira coletiva.
Após a sua conclusão, foi entregue aos professores a ficha de avaliação e autoavaliação para verificarmos as nossas conquistas no primeiro semestre de execução do programa e aparar algumas arestas que, por ventura, necessitavam ser aparadas. Esta ficha foi preenchida com dados a respeito do programa, das aprendizagens adquiridas, das dificuldades encontradas, da dinâmica dos encontros, das atividades propostas, da formadora, do material do curso, e também do compromisso de cada um em relação ao Gestar II, assim como da aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos para as suas turmas.
Assim que terminaram o preenchimento da ficha, realizamos a avaliação oral do encontro e, após a solicitação da leitura das unidades 19 e 20 do TP 5 aos cursistas e também a realização das sessões coletivas com os alunos, concluímos este nosso encontro.
O primeiro encontro, que foi o introdutório, realizou-se ainda no mês de julho, antes do recesso.
Este, portanto, é o segundo encontro referente ao TP5 e refere-se à primeira oficina, ou seja, a apresentação da prática dos estudos teóricos realizados.
Nesta ocasião, mais precisamente dias 3 e 6 de agosto, respectivamente para as turmas A e B, fizemos o primeiro encontro pós recesso e muitas foram as novidades trazidas tanto referentes às dúvidas surgidas nos estudos individuais como também as “trocas de figurinhas” referentes ao período de recesso.
Assim, conforme de costume, depois do bate papo inicial fizemos a leitura deleite de um texto trazido e lido por uma cursista e, em seguida, fizemos uma análise global do conteúdo abordado nas duas primeiras unidades do TP, utilizando como referência o texto “O vocabulário português”. Nesse momento os professores puderam expor suas opiniões a respeito do tema e também apresentar para o grupo o resultado de suas leituras, lendo as partes que mais chamaram sua atenção. Na ocasião aproveitamos também para realizar coletivamente algumas atividades mais interessantes contidas nas duas unidades.
Concluída a tarefa, passaríamos então à apresentação dos relatos de experiência a partir das sessões coletivas “avançando na prática”, porém, como a maioria dos professores estava retornando das férias, ainda não havia como ter realizado as atividades com os alunos, até mesmo porque, com o surto de influenza A, a frequência dos alunos nas escolas estava baixíssima.
Por essa razão, não foi feita esta parte da oficina, a qual seria realizada no próximo encontro. Deste ponto, passamos então à parte III (páginas 254 e 255) da oficina a qual foi feita no grande grupo de maneira coletiva.
Após a sua conclusão, foi entregue aos professores a ficha de avaliação e autoavaliação para verificarmos as nossas conquistas no primeiro semestre de execução do programa e aparar algumas arestas que, por ventura, necessitavam ser aparadas. Esta ficha foi preenchida com dados a respeito do programa, das aprendizagens adquiridas, das dificuldades encontradas, da dinâmica dos encontros, das atividades propostas, da formadora, do material do curso, e também do compromisso de cada um em relação ao Gestar II, assim como da aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos para as suas turmas.
Assim que terminaram o preenchimento da ficha, realizamos a avaliação oral do encontro e, após a solicitação da leitura das unidades 19 e 20 do TP 5 aos cursistas e também a realização das sessões coletivas com os alunos, concluímos este nosso encontro.