5 de junho de 2009

Pauta do 4º encontro

Oficina 6 – TP3 - Unidades 11 e 12

E. E. Coronel Moreira da Silva – Municipalizada
Mangaratiba, 25 e 28 de maio de 2009.

1 - Boas vindas aos cursistas com leitura de textos trazidos pelos(as) professores(as), conforme acordo prévio;

2 - Comentários acerca do conteúdo apresentado nas unidades 11 e 12 sobre tipos textuais e suas interrelações com os gêneros textuais;

3 - Relatos de experiência docente dos cursistas a partir da lição de casa: uma atividade do “Avançando na prática” das unidades 11 e 12 e recolhimento dos registros;

4 - Proposta de atividade prática da oficina:
- Retomada das atividades 5 (unidade 11, páginas 105 a 107) e 4 (unidade 12, página 156) para serem feitas em conjunto, com a colaboração de todos;
- Divisão em dois grupos: ambos deverão analisar o texto de Jô Soares “Composição: O salário mínimo” (página 195);
- Um grupo deve enumerar argumentos para que o texto seja classificado como um exercício de redação escolar;
- O outro grupo deve enumerar argumentos para considerá-lo como não pertencente a um exercício escolar;
- Para sistematizar o trabalho dos grupos, utilizar o roteiro contido na página 196 (de I a III);
- Socialização das conclusões no grande grupo;

5 - Avaliação da oficina: feita oralmente por dois (duas) dos(as) cursistas;

6 - Atividades de casa:
- Leitura das unidades 13 e 14 do TP4 e também de seus textos de referência;
- Nos próximos 15 dias escolher um dos 6 “avançando na prática” contidos nas duas primeiras unidades do TP4 e realizá-los com seus alunos, conforme orientações anteriores.