Estudo Introdutório do TP4
E. E. Coronel Moreira da Silva – Municipalizada
Mangaratiba, 1 e 4 de junho de 2009.
1. Boas vindas aos cursistas com leitura deleite do livro “Um garoto chamado Rorbeto”, de Gabriel, o pensador, trazido pela cursista Claúdia de Oliveira, da turma A, de um poema de Cecília Meireles, trazido e lido pela cursista Sandra Valoura, e de uma mensagem reflexiva trazida e lida pela cursista Inaura, ambas da turma B;
E. E. Coronel Moreira da Silva – Municipalizada
Mangaratiba, 1 e 4 de junho de 2009.
1. Boas vindas aos cursistas com leitura deleite do livro “Um garoto chamado Rorbeto”, de Gabriel, o pensador, trazido pela cursista Claúdia de Oliveira, da turma A, de um poema de Cecília Meireles, trazido e lido pela cursista Sandra Valoura, e de uma mensagem reflexiva trazida e lida pela cursista Inaura, ambas da turma B;
2. Leitura do texto de apresentação das unidades que compõem o TP4;
3. Levantamento de conhecimentos prévios dos cursistas a partir dos seguintes questionamentos:
- Para você o que é letramento?
- Qual é a diferença entre ser alfabetizado e ser letrado?
- Como nós, professores de língua materna, podemos contribuir para o letramento de nossos alunos?
4. Leitura compartilhada dos textos que abrem as unidades que compõem o TP4 e de seus objetivos, paralela a alguns comentários sobre os temas abordados;
3. Levantamento de conhecimentos prévios dos cursistas a partir dos seguintes questionamentos:
- Para você o que é letramento?
- Qual é a diferença entre ser alfabetizado e ser letrado?
- Como nós, professores de língua materna, podemos contribuir para o letramento de nossos alunos?
4. Leitura compartilhada dos textos que abrem as unidades que compõem o TP4 e de seus objetivos, paralela a alguns comentários sobre os temas abordados;
5. Pausa para o lanche;
6. Trabalho em dois grupos (com registros) para socialização posterior:
- Cada um dos grupos deverá ler e analisar um dos textos do “ampliando nossas referências” e responder às perguntas que os acompanham; deverão registrar em folha separada ou no próprio TP para posteriormente apresentá-las no grande grupo;
- Socialização das conclusões no grande grupo;
7. Avaliação do encontro: feita oralmente por dois (duas) dos(as) cursistas;
8. Atividades de casa:
I. Leitura das unidades 13 e 14 do TP4 destacando os pontos mais importantes para sua compreensão;
II. Selecionar uma das seis atividades do “avançando na prática” contidos nas unidades 13 e 14 do TP4 e realizá-lo com seus alunos, conforme orientações anteriores, para a nossa próxima oficina;
III. Na próxima semana todos deverão comparecer para juntos assistirmos ao filme "Narradores de Javé".
6. Trabalho em dois grupos (com registros) para socialização posterior:
- Cada um dos grupos deverá ler e analisar um dos textos do “ampliando nossas referências” e responder às perguntas que os acompanham; deverão registrar em folha separada ou no próprio TP para posteriormente apresentá-las no grande grupo;
- Socialização das conclusões no grande grupo;
7. Avaliação do encontro: feita oralmente por dois (duas) dos(as) cursistas;
8. Atividades de casa:
I. Leitura das unidades 13 e 14 do TP4 destacando os pontos mais importantes para sua compreensão;
II. Selecionar uma das seis atividades do “avançando na prática” contidos nas unidades 13 e 14 do TP4 e realizá-lo com seus alunos, conforme orientações anteriores, para a nossa próxima oficina;
III. Na próxima semana todos deverão comparecer para juntos assistirmos ao filme "Narradores de Javé".