Estudo introdutório TP3
O segundo encontro do programa Gestar II de Língua Portuguesa realizou-se nos dias 11 e 14 de maio, respectivamente uma segunda e uma quinta feira, e contou com a presença de 12 cursistas na turma A e 6 na turma B.
O encontro iniciou-se pelas boas vindas aos professores, seguida de um convite para que, antes de iniciarmos propriamente os estudos, fizéssemos a leitura de poemas de Drummond, escolhidos e lidos pelos próprios cursistas e retirados do livro “A palavra mágica”. Foi uma experiência muito produtiva, já que os professores puderam optar por ler ou não e, aqueles que o fizeram, puderam escolher o poema que mais lhes chamassem a atenção, tornando essa experiência de leitura muito prazerosa e motivadora.
Em seguida foi feita a apresentação individual dos professores, onde cada um teve a oportunidade de dizer seu nome, sua escola, as turmas com que trabalha e suas expectativas com relação ao curso.
Concluída esta etapa, passamos à introdução dos nossos estudos, ressaltando a importância do Gestar II para a construção de um novo perfil do professor de LP, para o aluno e para toda a rede municipal de ensino, sobretudo em ano de realização da Prova Brasil.
O encontro iniciou-se pelas boas vindas aos professores, seguida de um convite para que, antes de iniciarmos propriamente os estudos, fizéssemos a leitura de poemas de Drummond, escolhidos e lidos pelos próprios cursistas e retirados do livro “A palavra mágica”. Foi uma experiência muito produtiva, já que os professores puderam optar por ler ou não e, aqueles que o fizeram, puderam escolher o poema que mais lhes chamassem a atenção, tornando essa experiência de leitura muito prazerosa e motivadora.
Em seguida foi feita a apresentação individual dos professores, onde cada um teve a oportunidade de dizer seu nome, sua escola, as turmas com que trabalha e suas expectativas com relação ao curso.
Concluída esta etapa, passamos à introdução dos nossos estudos, ressaltando a importância do Gestar II para a construção de um novo perfil do professor de LP, para o aluno e para toda a rede municipal de ensino, sobretudo em ano de realização da Prova Brasil.
Ainda na perspectiva de prestar esclarecimentos aos cursistas sobre a sistematização dos encontros e de sua dinâmica, complementando o que já fora explicado na aula inaugural, foram feitas algumas considerações sobre como serão os encontros introdutórios, sobre o estudo das unidades, sobre a realização das atividades “Avançando na prática” para serem analisadas e discutidas em nossas oficinas e sobre o registro que deverá ser entregue.
A tarefa seguinte foi a realização individual (e em folha separada) das três primeiras questões do guia geral sobre as impressões iniciais dos cursistas sobre o Gestar II.
Logo após, realizamos a leitura dos objetivos do TP3, chamando a atenção dos cursistas sobre a importância desse estudo relacionado aos gêneros e aos tipos textuais e de como tais conhecimentos são fundamentais para a prática dos professores de português de hoje.
A atividade seguinte foi a formação de dois grupos para leitura compartilhada dos dois textos do “ampliando nossas referências” sobre gêneros e tipos textuais. Cada grupo leu um dos relatos e respondeu aos questionamentos que os seguiam. Concluídos os registros, os trabalhos foram socializados no grande grupo para que todos pudessem complementar as respostas e esclarecer dúvidas relativas aos temas abordados. A última atividade foi a realização da avaliação, na qual os professores puderam registrar suas impressões sobre o encontro e também sobre suas aprendizagens adquiridas.
Concluímos os nossos trabalhos com a solicitação da leitura das unidades 9 e 10 do TP3, a realização da lição de casa referente a estas unidades e também a leitura das páginas 34 a 40 do guia geral.
Logo após, realizamos a leitura dos objetivos do TP3, chamando a atenção dos cursistas sobre a importância desse estudo relacionado aos gêneros e aos tipos textuais e de como tais conhecimentos são fundamentais para a prática dos professores de português de hoje.
A atividade seguinte foi a formação de dois grupos para leitura compartilhada dos dois textos do “ampliando nossas referências” sobre gêneros e tipos textuais. Cada grupo leu um dos relatos e respondeu aos questionamentos que os seguiam. Concluídos os registros, os trabalhos foram socializados no grande grupo para que todos pudessem complementar as respostas e esclarecer dúvidas relativas aos temas abordados. A última atividade foi a realização da avaliação, na qual os professores puderam registrar suas impressões sobre o encontro e também sobre suas aprendizagens adquiridas.
Concluímos os nossos trabalhos com a solicitação da leitura das unidades 9 e 10 do TP3, a realização da lição de casa referente a estas unidades e também a leitura das páginas 34 a 40 do guia geral.