Encontro introdutório TP4
Este encontro que teve por objetivo realizar um estudo introdutório das teorias contidas no TP4, realizou-se nos dias 1 e 4 de junho e teve a seguinte dinâmica:· Começamos, como de costume, pela nossa leitura de textos e ou livros trazidos pelos cursistas, na qual foram lidos o livro “Um garoto chamado Rorbeto”, de Gabriel, o Pensador, pela professora Cláudia de Oliveira (turma A), um poema de Cecília Meireles, pela professora Sandra Valoura, e uma mensagem reflexiva, pela professora Inaura (ambas da turma B).
· Abrindo nossos estudos propriamente ditos, realizamos a leitura de apresentação do TP4 e, em seguida, passamos ao levantamento de conhecimentos prévios dos cursistas acerca do que eles compreendem por letramento, as diferenças entre alfabetização e letramento e, principalmente, centramos nossas reflexões nas práticas que devemos adotar como professores de língua materna para contribuir para que nossos alunos possam aprender português em uma perspectiva de letramento.
· Após esse rico momento de ampliação de conhecimentos, realizamos um estudo panorâmico dos temas abordados, fazendo a leitura comentada de cada um dos textos que introduzem as unidades que compõem este TP, assim como dos objetivos de cada uma delas. Este foi também um momento de grande enriquecimento grupal e de incentivo para que os professores aprofundem o estudo contido nas unidades, motivando-os a uma leitura minuciosa posterior a este encontro, já que desta vez teremos um intervalo de quinze dias até a nossa próxima oficina.
· A atividade em grupos desse encontro foi feita a partir da leitura dos dois textos contidos no “ampliando nossas referências” com respostas aos questionamentos que acompanham cada um desses textos. Na turma A, como havia uma número maior de participantes, formamos dois grupos e cada um leu e analisou um dos textos. Já na turma B, como havia poucos cursistas presentes, fizemos a leitura e a análise dos dois textos de forma coletiva: lemos o texto e respondemos oralmente às perguntas do TP. Confesso que o resultado obtido pela turma B foi, a meu ver, mais produtivo que o da turma A, pois houve a participação ativa de todos nos dois textos e, desta forma, a aquisição de conhecimentos foi maior.
· Para concluir o encontro foi feita a avaliação da aula e o resultado foi mais uma vez bastante satisfatório, dando-nos a certeza de que todos estão gostando do Gestar II e muito motivados a acreditar cada vez mais nessa excelente proposta.
· Encerramos o encontro após solicitar aos professores que compareçam na próxima segunda feira para assistirmos ao filme “Narradores de Javé”; pedi que lessem as unidades 13 e 14 do TP4 fazendo registros dos pontos principais; e que escolhessem uma das atividades do “avançando na prática”, contidas nas duas primeiras unidades para serem realizadas com seus alunos e socializadas na nossa próxima oficina, conforme orientações anteriores.
· Abrindo nossos estudos propriamente ditos, realizamos a leitura de apresentação do TP4 e, em seguida, passamos ao levantamento de conhecimentos prévios dos cursistas acerca do que eles compreendem por letramento, as diferenças entre alfabetização e letramento e, principalmente, centramos nossas reflexões nas práticas que devemos adotar como professores de língua materna para contribuir para que nossos alunos possam aprender português em uma perspectiva de letramento.
· Após esse rico momento de ampliação de conhecimentos, realizamos um estudo panorâmico dos temas abordados, fazendo a leitura comentada de cada um dos textos que introduzem as unidades que compõem este TP, assim como dos objetivos de cada uma delas. Este foi também um momento de grande enriquecimento grupal e de incentivo para que os professores aprofundem o estudo contido nas unidades, motivando-os a uma leitura minuciosa posterior a este encontro, já que desta vez teremos um intervalo de quinze dias até a nossa próxima oficina.
· A atividade em grupos desse encontro foi feita a partir da leitura dos dois textos contidos no “ampliando nossas referências” com respostas aos questionamentos que acompanham cada um desses textos. Na turma A, como havia uma número maior de participantes, formamos dois grupos e cada um leu e analisou um dos textos. Já na turma B, como havia poucos cursistas presentes, fizemos a leitura e a análise dos dois textos de forma coletiva: lemos o texto e respondemos oralmente às perguntas do TP. Confesso que o resultado obtido pela turma B foi, a meu ver, mais produtivo que o da turma A, pois houve a participação ativa de todos nos dois textos e, desta forma, a aquisição de conhecimentos foi maior.
· Para concluir o encontro foi feita a avaliação da aula e o resultado foi mais uma vez bastante satisfatório, dando-nos a certeza de que todos estão gostando do Gestar II e muito motivados a acreditar cada vez mais nessa excelente proposta.
· Encerramos o encontro após solicitar aos professores que compareçam na próxima segunda feira para assistirmos ao filme “Narradores de Javé”; pedi que lessem as unidades 13 e 14 do TP4 fazendo registros dos pontos principais; e que escolhessem uma das atividades do “avançando na prática”, contidas nas duas primeiras unidades para serem realizadas com seus alunos e socializadas na nossa próxima oficina, conforme orientações anteriores.