Nos dias 26 e 29 de outubro realizamos, como de costume, o nosso encontro introdutório para estudo das unidades do TP2. Antes de propriamente iniciarmos os nossos estudos, alguns esclarecimentos foram feitos aos cursistas sobre a realização do projeto final, solicitando aos professores que procurem elaborar o projeto preocupando-se mais com a atividade realizada do que com a forma com a qual as informações serão apresentadas.
Em seguida, demos início ao encontro com a exibição do vídeo de Zé da Luz, intitulado “Ai se sesse” para introduzirmos a nossa conversa sobre o ensino da gramática normativa versus a gramática reflexiva e produtiva. Apresentei, ainda, a gravação do júri simulado realizado no encontro de formação em Arraial do Cabo, onde o ensino de gramática foi posto em julgamento.
Feitas as considerações a respeito dos assuntos tratados nos vídeos, em paralelo aos tópicos das unidades que compõem o TP, passamos à leitura dos textos de referência, cujas estratégias adotadas foram as seguintes: o primeiro foi lido em conjunto e comentado por todos aqueles que tivessem algo a dizer sobre ele; o segundo foi lido em dois grupos e, a partir do conteúdo nele apresentado, deveria ser produzida uma síntese com as principais ideias nele contidas.
Após fazermos a apresentação das sínteses, dividimos as sessões das duas primeiras unidades do TP2, ficando cada cursista responsável por, no nosso próximo encontro, apresentar os registros feitos sobre a leitura da sessão que ficou sob sua responsabilidade.
Para terminar, fizemos uma leitura panorâmica das atividades “avançando na prática” para que os professores já fossem observando aquelas que melhor se adéquam às necessidades de suas turmas.