Este encontro, ocorrido nos dias 19 e 22 de outubro, teve como foco principal o estudo da unidade 23 do TP6, cujo tema é “O processo de produção textual: revisão e edição”. A razão para que, diferentemente dos demais encontros, fizéssemos o estudo de apenas uma das unidades é porque a unidade 24 foi elaborada para ser aquela que encerraria o Gestar II e, sendo assim, julgamos conveniente deixá-la para concluir o curso, após o estudo de todos os TPs.
Antes de iniciarmos efetivamente o nosso estudo, apresentei aos cursistas uma mensagem em homenagem ao dia do professor e falamos um pouco também sobre a Semana de Valorização do Profissional de Educação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação nos dias 13, 14, 15 e 16 de outubro com a apresentação de diversos palestrantes como o Dr. Jairo Bauer, a contadora de histórias e cantora Bia Bedran, a psicanalista Dra. Ana Beatriz Silva, o contador de histórias Roberto Carlos Ramos entre outros.
Concluída esta etapa inicial, começamos as nossas discussões sobre o tema da unidade focando as nossas atenções nas sugestões que são apresentadas sobre como realizar as etapas de revisão e de edição dos textos produzidos pelos alunos. Nestas, a utilização de fichas para revisar e editar, e ainda as práticas que podem levar à ineficácia do processo de revisão foram os pontos que mais interessaram aos professores e que mais geraram comentários.
Durante as discussões, relatos foram apresentados sobre como os professores tem agido nesse sentido em suas turmas e sobre os ajustes que consideram importantes fazerem para melhorar suas práticas.
Convém ressaltar que nesse momento de discussão, o que mais me chamou a atenção foram as ideias apresentadas pelos cursistas para melhor conduzir esses processos de revisão e edição do texto. E o mais interessante foi que eles não estavam apenas teorizando sobre como melhorar a prática, eles estavam de fato criando condições reais, a partir da teoria estudada, para pôr em prática em suas aulas de produção de texto. Isso é fantástico porque eles realmente compreenderam a importância de mudar suas estratégias em benefício de um ensino mais produtivo e verdadeiramente eficaz.
Para concluir, realizei a exibição dos slides contendo um ‘resumão’ daquilo que havíamos estudado nas três unidades deste TP, cujo título é “O que é preciso saber para bem escrever”, o qual foi repassado aos formadores no encontro de Arraial do Cabo.