Como o dia 2 de novembro foi um feriado nacional, este encontro foi realizado no dia 5 de novembro para as duas turmas. E, para iniciarmos nossa conversa, começamos pela leitura cantada da música “Gramática”.
Em seguida, abrimos o turno de fala para a exposição dos relatos de experiência docente com os “avançando” contidos nas duas primeiras unidades do TP2. Aqui é importante ressaltar que a aproximação do término do ano letivo, associada à parcial incompatibilidade da proposta curricular municipal com aquela defendida pelo Gestar II impossibilitou muitas vezes aos professores a realização das atividades sugeridas pelo curso devido à necessidade de darem conta dos conteúdos oficiais que lhes serão cobrados. Por essa razão, poucos foram aqueles que apresentaram os seus relatos.
E, conforme havíamos combinado anteriormente, iniciamos nosso momento de discussões acerca do conteúdo das duas primeiras unidades do TP, solicitando a cada cursista que expusesse seus registros sobre as partes mais importantes do estudo realizado em cada sessão e também aqueles que, por ventura, tenham ficado obscuros. E o resultado que obtivemos foi tão bom que deu margem a muitas discussões, exemplificações, relatos e comentários diversos, cujo foco principal foi o ensino da gramática normativa e a necessidade de fazer os professores compreenderem que o ensino de língua portuguesa pautado nos gêneros textuais não implica o total abandono do ensino de gramática. O que hoje se defende é um ensino de português que privilegie uma gramática produtiva e reflexiva, contextualizada e que tenha no estudo do texto o seu principal direcionamento.
Tão intensas foram as discussões, sobretudo porque, na maioria das vezes, os professores sabem que precisam mudar suas abordagens, mas ainda lhes falta o domínio das novas estratégias para realmente por em prática tudo aquilo que consideram ser necessário mudar. E nessa discussão sobre o que fazer e como fazer para mudar falamos tanto que a atividade prática proposta para esta oficina não foi realizada devido ao pouco tempo restante para o término do encontro.
Por essa razão, solicitei as tarefas de casa, realizamos uma leitura panorâmica dos avançando na prática propostos nas unidades seguintes, selecionando aquelas que poderiam ser mais apropriadas para o momento letivo e, após avaliarmos verbalmente o nosso encontro, encerramos nossa oficina.