4 de dezembro de 2009

Oficina 4 - TP2

Nos dias 16 e 19 de novembro as turmas A e B se reuniram para realizarmos a segunda oficina do TP2.

Iniciamos o nosso encontro retomando os pontos principais sobre as definições de gramática interna, gramática reflexiva e gramática normativa, contidos na primeira unidade deste TP e estabelecendo uma ponte com o conteúdo exposto na unidade seguinte, cujo tema é frase, oração e período. Vimos que estes temas, que, a princípio, parecem remeter a uma ideia de ensino tradicional de regras e de conceitos prontos, podem perfeitamente receber uma abordagem contextualizada, explorando-se o texto não como pretexto, mas como fio condutor e como a unidade mais importante da aula.

Em seguida, e antes de darmos continuidade ao estudo das duas unidades, foi aberto o espaço para os professores apresentassem seus relatos sobre a atividade realizada com a turma (e mais uma vez, poucos foram os que conseguiram cumprir a tarefa pelos mesmos motivos apresentados anteriormente). A cursista Fernanda contou-nos que realizou com sua turma do Ensino Médio o avançando da página 51 e que o resultado obtido foi muito bom, porque os alunos gostaram da atividade e porque eles perceberam o quanto a entonação dada no momento da leitura pode influir na interpretação das intenções do autor.

Concluídos os relatos passamos ao estudo das unidades 7 e 8, iniciando o nosso estudo pela leitura do ampliando nossas referências, fazendo uma reflexão sobre a influência a importância da arte nas nossas aulas de português. Fizemos em conjunto algumas das atividades propostas e também algumas leituras dos pontos relevantes. Falamos bastante sobre linguagem figurada e, nesse ponto, discutimos as diferentes abordagens que podemos dar ao ensino das figuras de linguagem, sem nos apegarmos à memorização de conceitos ou de nomenclaturas muitas vezes de difícil compreensão para os alunos e sem aplicabilidade concreta em sua fala usual.

Sobre a atividade sugerida na oficina a partir da charge de Quino, esta foi realizada coletivamente devido ao número de cursistas presentes.

Para finalizar, avaliamos a nossa oficina, combinamos as tarefas de casa a serem entregues na próxima semana quando estaremos realizando o estudo da primeira parte do TP1.

Nenhum comentário: